quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bebé com manha??

Os bebés têm manha? O que é isso de manha?
Será que estou certa? Manha é quando um bebé reclama indefeso pois não sabe falar, não se consegue movimentar, acabou de sair de um sitio onde não tinha frio nem fome não havia barulhos fortes nem luzes intensas, que tem dores, que sofre com tantas mudanças fisiológicas e de ambiente. Que quer se sentir seguro, quer ser alimentado não quer ter frio... ele quer carinho... É isso manha????
Para mim isso é necessidade, necessidade de ter amor, carinho, aconchego, calor. Já pensaram que a única coisa que o aproxima da tranquilidade e conforto que tinha na nossa barriga é o nosso colo, o nosso calor e o ouvir o bater do nosso coração.
Durante o tempo que o meu bebé esteve na clínica de prematuros (como já contei em outro post o meu bebé nasceu com 34 semanas) as enfermeiras diziam que o tempo que eu estivesse ali devia deitar-me com ele sobre o peito para ele sentir o meu calor e o bater do meu coração pois isso fazia-o sentir-se mais calmo e protegido, era bom para o coração dele. Este procedimento acontecia com todos os bebés prematuros da clínica, mesmo aqueles muito pequeninos que estavam ligados a sondas quando possível eram tirados das incubadoras e deitados no peito dos pais. E realmente todos eles se mostravam mais calminhos. Isto fez-me pensar muito... estamos a falar de bebés que nasceram quando ainda deviam estar no quentinho da mamã e que estão a passar dificuldades maiores que bebés saudáveis que nasceram dentro do tempo normal. Mas não acham que a transição "quentinho da mamã" e "mundo real" se deve em qualquer dos casos fazer da forma mais gradual possível?
Quando um bebé chora está a comunicar através da única forma que lhe é possível, não deveremos nós pegar-lhe ao colo e ajudá-lo a sentir-se melhor?
Quando nós temos frio, fome, sede ou precisamos de um ombro amigo... sabemos resolver o assunto mas eles não...
É neste momento que eles mais precisam de nós não se esqueçam disso.

4 comentários:

Jociane disse... [Responder Comentário]

Olá, passando para retribuir a visita.
Quanto a sua duvida, mais ou menos meio litro de leite tem 60 % da necessidade diaria.Nosso corpo só absorve cerca de 500mg de cálcio por dia. Visto que voce iniciou as papinhas, isso tambem contribuirá. Mas as maiores fontes de calcio sao os laticinios.
Espero ter ajudado.

Jociane Tachibana disse... [Responder Comentário]

Voce principalmente deve se alimentar com derivados do leite para ter um bom aporte e transmitir os nutrientes para o bebe.
Em minha opinião, acho que está suficiente, desde que continue introduzindo novos alimentos, de cores escuras como brocolis, por exemplo.
Iogurte contem corante e corservantes mesmo qe pouco, evite até o 1 ano.

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Oie...
vim te conhecer... te achei pelo blog da Fe...

Amei seu cantinho!!!!
educar não é facil não, mas com amor chegamos lá!!!

estou te seguindo assim te vejo sempre

bjs

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

Não acho que um bebé tenha manhas! O bebé tem necessidades e cabe a nós descobrir quais e satisfaze-las ;)

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...