sábado, 6 de novembro de 2010

Os pais também fazem birras

Tenho andado bastante cansada o que me faz ter menos paciência, sou daquelas pessoas que se não durmo bem tenho que lutar contra o mau-humor grande parte do dia. E como os pais bem sabem ter um bebé em casa é (pelo menos por uns tempos) sinónimo de noites mal dormidas, de sonos interrompidos. Conclusão: mãe cansada, mãe rabugenta... mãe que até faz birrar...
Sim birra e já não tenho 3 anos...
Tenho andado seriamente a pensar no assunto e acho que muitas vezes os nossos pequenos ficam chateados, batem o pé, choram sem motivo para isso, somente porque Nós é que estamos sem paciência, porque dissemos um "não" que não havia necessidade e não queremos ceder - Fazemos Birra.
No outro dia o Leo queria brincar com as molas da roupa, mas como já havia pelo chão da sala imensos brinquedos espalhados eu disse que não e tentei distrai-lo... Mas o Leo estava mesmo com vontade e começou a chorar e a barafustar... foi então que fez "clic" na minha cabeça. "Estou a fazer birrinha!" Porque é que o Leo não poderia brincar com as molas? Não se vai magoar, não vai estragar, então porque eu disse não???
Acabei por me consciencializar que não estava correcto negar, dei algumas molas para ele brincar, ele adorou e esteve quase 30 minutos, ali no tapete a brincar com as molas, a explorar as cores, as formas, a atirar, a apanhar, super divertido (acreditam??), enquanto isso eu ainda tive um tempinho para mim. E no final ficou todo contente a ajudar-me a colocá-las de novo na caixinha.

Se uma criança é educada de forma a seguir limites bem estabelecidos, sou levada a crer que grande parte  das birras que esta fizer têm um motivo que nós pais podemos evitar: está cansada, tem sono, está num sitio com muita gente e isso deixa-a nervosa...
Se nós adultos temos autonomia para escolher os lugares e os momentos para fazer o que precisamos ou queremos será sensato ter isso em conta com os nossos pequenos, não acham?
E se eles quiserem brincar com coisas mais exóticas, molas de roupa, carrinhos de linhas... acho que não haverá grande problema e além disso será um momento rico na exploração de novos materiais e texturas. :)
Quantas vezes nós mesmo não nos distraímos por longos períodos de formas mais estranhas... eu ás vezes enquanto tomo o café rasgo em pedacinhos pequeninos o pacotinho de açúcar enquanto converso... e isso até me diverte :)
No fundo é tudo uma questão de atitude. Vou tentar canalizar as minhas energias positivas para todos os momentos em que tenho que cuidar do Leo, para estar bem disposta e fazer menos birras.
E vocês também fazem birras?

4 comentários:

Adriana Alencar disse... [Responder Comentário]

Puxa, nunca tinha visto desta forma, mas você tem toda razão, os pais também fazem birra!!! Achei interessante também os motivos que você enumerou para as birras dos pequenos, é o que geralmente acontece com o meu filho mais velho...
Volte sempre lá no blog!
Bj e bom findi
Adri

Sarah disse... [Responder Comentário]

Nossa, é verdade Sofia! Às vezes a gente tá tão cansada que nem percebe esses gestos bobos, né!
Aliás, as crianças adoram mesmo brincar com objetos não convencionais. Bento adora uma caixa de fitas de presente, abre e joga pra cima, faz uma farra. Até providenciei uma caixa só de sucatas pra ele: fitas, potes coloridos, vasilhas de plástico... diversão na certa!
Ah, deixei um selinho pra vc lá no blog tá? Quando der, passa lá!
beijo!

D. disse... [Responder Comentário]

Falou e disse. Eu ultimamente estava muito estressada, e consequentemente ou nao, meu filho andava mt nervoso (ele tem 4 meses e se chama leo tb, hehe). Falei com minha mae, ela disse: tu ta estreessada, tem q dormir mais.
Acho q pouco sono + sono interrompido é iguAL a ficare louca. E eu tava fcando assim
Comecei a dormir junto com ele a tarde, e hj ja deu efeito, eu mais tranquila e ele tb.
:)

Kah disse... [Responder Comentário]

Faz todo sentido.
Talvez seja essa a resposta para a questão universal: por que quando a mãe está mais cansada que o filho começa a dar mais trabalho.
Beijos!

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...