terça-feira, 20 de setembro de 2011

Retrospetiva dos últimos 2 anos (e... estou de volta!!!)

Bolo de aniversário made in mamã
O Leo completou dois anos como o tempo passa... Dois anos é aquela idade de ponto de viragem... a amamentação - um sucesso até hoje - já não é mais um conselho da OMS e quantos alimentos, brinquedos e lugares passam agora a ser permitidos... Fazer dois anos é passar de bebé para criança :) acho que podemos mesmo comparar com o fazer 18 anos, eheh.

Bem deixando de brincadeiras...O que aconteceu nestes dois anos??!!!

Bem a minha vida é outra e eu mesma sou outra pessoa, nunca pensei que ser mãe me deixasse tão realizada e feliz. Existem sim momentos maus, momentos de exaustão, momentos em que não sabemos mais onde ir buscar energia, mas no seu todo ser mãe é  tudo de bom. :)

E como eu aprendi neste tempo e como a troca de experiências, desabafos no mundo dos blogues foi rico... obrigada a todos.

O que correu bem o que eu mudaria...
O nascimento - como já falei aqui não foi nada como eu idealizei, claro que se eu voltasse atrás era algo que eu alteraria... E o pior de tudo é que as probabilidades de acontecer com um segundo filho é elevada e isso me deixa com muito medo.
O nascimento do Leo ainda precisa ser trabalhado na minha cabeça ainda me perturba bastante quando penso no assunto, mas acho que o que mais me doí não é o que eu passei nem a forma como ele nasceu mas sim o facto de ele ter nascido e eu só o ter tido no colo passado 4 dias, isso sim foi muito dificil...
Próxima gravidez vou certamente procurar um hospital que possa assistir o meu filho bem do meu lado...

A amamentação - Apesar de o Leo ter ficado 4 dias sem a mamã, de ter usado imediatamente biberão e chupeta, quando peguei ele no colo e o coloquei para mamar parecia que ele não sabia fazer outra coisa mamou maravilhosamente bem - acho que ele sabia que era a mamã que estava de volta :) Já falei da amamentação também por aqui. Posso considerá-la um sucesso - 6 meses em exclusivo e continua até hoje)  e sou feliz por isso. Hoje o Leo só mama uma vez quando acorda, mas continua a ser aquele momento só nosso, maravilhoso. Para o sucesso valeu sem duvida a minha força de compensar um parto fora dos planos e muita paciência e calma (no inicio é a chave... cheguei a estar 30 minutos em cada peito para o pequeno mamar).

A alimentação - acredito que a amamentação contribui muito para uma alimentação de sucesso. O Leo é uma criança que come de tudo, que come todas as frutas e quase todos os legumes se é assim porque existem crianças fáceis e crianças dificeis à mesa e ele por acaso é fácil ou porque a minha preocupação desde o inicio em lhe oferecer todos os legumes, muita fruta e restringir completamente os doces até (a minha meta era 2 anos :S ) aos 20 meses passando, no entanto a ser muito raro e sempre tendo o cuidado de oferecer "doces mais saudáveis", isso eu não sei... mães de plantão que me digam. Poderá o meu segundo filho ser uma criança dificil??!!
Também acho que muitas vezes as crianças não se alimentam bem porque os pais não têm noções do que a criança precisa e não dão mesmo o exemplo com a alimentação deles... noções de pirâmide alimentar, hidratos de carbono, gorduras, proteínas e necessidades energéticas... mas isso será assunto para outro post.

As brincadeiras e brinquedos - o Leo é uma criança de motricidade-fina desde bem pequeno que mostrou essa tendência. Gosta de correr, passear no parque, andar de baloiço e diverte-se mas mais que isso é inseguro e tem medo - algo que tenho que trabalhar com ele.
Agora dá-lhe bloquinhos de madeira para ele fazer torres, legos, puzzles e ele fica encantado...
Sempre me preocupei bastante com os brinquedos que lhe ofereço, brinquedos que sempre fiz questão que façam sentido, que lhe dê uma mais valia. E livros muitos livros ao seu alcance sempre que ele quiser ver um, ele ama livro tal como a mamã e o papá... aqui o exemplo é de ouro. O facto de o Leo ter começado a falar bastante cedo acredito que tenha sido muito em parte motivado pelas numerosas histórias que lhe foram lidas desde bem pequeno.
Neste momento ando fascinada com o que o Leo já consegue fazer como ele brinca de faz de conta, é lindo de ver. Preocupo-me muito com a sua educação, a sua independência, a sua autoestima e autoconfiança as quais acreditam que se construam através das suas brincadeiras.

O sono - aqui está o ponto em que eu mais bati com a cabeça... eu desconhecia o cansaço e exaustão de noites sucessivas sem dormir... ohh como é dificil... o Leo dormiu a primeira noite inteira com cerca de 21 meses e hoje já não dorme novamente :( (estão a nascer-lhe os molares e isso o incomoda).
Em questão ao sono tenho muita coisa que mudaria... mudaria a minha falta de humor nos dias seguidos às piores noites, trabalharia mais a minha paciência... mas como é dificil...
Estabelecer rotina, criar ambientes calmos antes de dormir, dar banhinho quente, ensinar a dormir sozinho... tudo isso eu fiz e nada resultou no imediato... acabei por aceitar e espero que mais esta fase amadureça. Lamentavelmente, acho que não existe receita nem passos de magia para que isso mude...

E durante estes dois anos de maternidade activa e "blogoinformada" além das muitas aprendizagens e realizações que fiz existem três coisas que quero levar em frente na educação do meu filho e que são a base, a raiz para ter uma criança que vive em harmonia:
- Quando não entender o meu pequeno devo olhar o mundo com os seus olhos e nível de compreensão das coisas (como isto resolve tanto conflito...);
- E sempre dar o exemplo - Eles são esponjas das coisas boas e más que nós fazemos;
- Conversar com ele, explicar-lhe porque é assim e não de outra forma - eles entendem mais do que por vezes julgamos;

O blogue voltou ao activo :)

Coming soon
   - O desfralde e as minhas dicas;
   - Alimentação da criança e receitinhas saudáveis;
   - Montessori em casa;
   - Sistema imunitário dos mais pequenos
   - e muito mais :)

Andava com muitas saudades aqui do meu cantinho...

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...