quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A chegada de um irmãozinho e o controlo das emoções

Antes de mais queria agradecer as últimas mensagens, aos poucos estou a voltar à rotina e vou arranjar tempo para visitar os blogues das amigas. Que saudades!

 Por aqui não tem sido fácil, a rotina diária embora bem cansativa tenho conseguido manter mas estou sem saber o que fazer em relação ao Leo. Sim, aquele menino que raramente fazia uma birra, amável e calmo está a ter grandes dificuldades em lidar com a chegada do irmão e eu com as atitudes dele.
Estou triste e no limite das minhas forças, pois quero muito ajudá-lo, quero tornar as coisas mais fáceis para ele mas está muito difícil, estou sem saber o que fazer.
As noites sem dormir, o papá que trabalha demasiado e as birras e alterações constantes de humor do Leo estão a deixar-me de rastos (por vezes só me apetece fazer birra também e chorar junto com ele).

Manter a calma, dar muita atenção e mimo têm sido as minhas âncoras, mas como já disse não tem sido fácil mesmo dando tudo de mim para o colocar o mais possível no centro das atenções.

Durante a gravidez o Leo foi um amor, adorava fazer miminho na barriga, respeitava os momentos em que eu precisava descansar. Mas tudo se alterou com a ida para a maternidade, o Lucas nasceu 15 dias antes e tivemos que ir para a maternidade 2 dias antes de a minha mãe vir para ficar com o Leo, conclusão o Leo teve que ficar em casa de uma amiga. Pessoa que ele gosta mas com quem nunca tinha ficado tanto tempo e nunca sem a minha presença. Durante o dia ele ficou bem mas quando chegou a noite ele chorou muito, sentiu-se abandonado. O papá teve que ir buscá-lo e diz ele nunca o ter visto chorar daquela maneira. E foi aqui que se deu a viragem no seu comportamento em relação a mim.

Quando voltei para casa ele começou a fazer muitas birrinhas, mas como a minha mãe estava por cá e o Lucas dormia o tempo todo consegui dar-lhe muita atenção, brincámos muito, dei-lhe muito colo foi muito bom. Agora faz mais de um mês que estou novamente sozinha e não tem sido fácil.

O Leo tem chorado muito, nunca nada está como ele quer :( , um simples lápis que parte enquanto desenha é motivo para se irritar, se o pequeno almoço não está como ele deseja revolta-se comigo... ele gosta muito do Lucas faz-lhe miminhos diz que lhe vai ensinar muita coisa mas tem momentos que fica nervoso e se torna até um pouco violento com o irmão. Nunca o magoou mas já simulou dar-lhe murros e berra com ele para que pare de chorar :(
Ele está com muitas dificuldades em controlar os sentimentos, fica muito facilmente nervoso e com raiva e o pior é que ele só age assim quando está sozinho comigo.
Berra, bate o pé, simula murros na minha direcção quando eu reprovo algum comportamento dele (coisa que ele nunca tinha feito antes) :(

Converso muito com ele, tento mostrar-me compreensiva e ter muita paciência. E mesmo ele quando se acalma diz que não volta a fazer, que não sabe porque me faz isso, que gosta muito de mim. Muitas vezes quando chora nervoso agarra-se a mim e diz que não consegue parar de chorar... fico de coração partido.

Uma amiga minha um dia disse-me:
"A chegada de um irmão para um primogénito é a mesma coisa que uma esposa descobrir que o marido tem uma amante."
- Imaginem como fica uma mulher que se sente trocada, enganada, abandonada são esses sentimentos que vão na cabeça do Leo. E por mais que eu lhe dê atenção que o coloque em primeiro plano ele sabe que é temporário, pois tenho sempre que interromper uma brincadeira porque o Lucas chora ou quer mamar. Estar sozinha com os dois não é fácil, o papá sempre a trabalhar e a família longe... :(

E aquela criança querida, meiga e com quem eu conseguia brincar harmoniosamente está revoltada, nervosa e até violenta comigo.
Na escolinha está tudo óptimo, lá e quando o papá está em casa ele é o Leo de sempre, mas quando estamos os dois sozinho ele é outra criança, fica muito difícil, irrita-se muito facilmente...

Para quem era o centro do meu mundo, ter que partilhar esse mundo com um irmão não está fácil. E o pior de tudo é que eu não estou a saber lidar com a situação.

Há dias que ele é o Leo de sempre mas um simples descontentamento pode facilmente evoluir para um ataque de choro e nervos. Estou muito triste com tudo isto e tem momentos que perco a paciência e saio de perto dele deixando acalmar-se sozinho, mas acho que isso o torna ainda mais zangado. E depois ele chora mais, o Lucas chora também ai ai ai

Mamãs de 2 ou mais, como foi com vocês? Preciso de ideias e conselhos.
Por aqui decidimos que a partir de agora vou tirar a manhã de sábado ou de domingo para ele, sem Lucas. O papá fica com o Lucas e nós vamos passear, brincar, só nós dois, que desde que o Lucas nasceu o Leo só conhece a mamã com o Lucas junto. Vamos lá ver se as coisas melhoram.
E espero que a Primavera chegue logo, que este cinzento no céu deixa-me deprimida.

Desculpem o desabafo, mas estava  a precisar escrever sobre o assunto, já me sinto mais leve :)


11 comentários:

Sarah disse... [Responder Comentário]

Puxa vida Sofia... Bem, antes de mais nada parabéns pela chegada do Lucas! Há tempos não visito os blogs das amigas, estava sem saber da novidade. Bem-vindo pequenino!
Como só tenho Bento, posso apenas imaginar como deve estar sendo difícil para vocês. Com certeza Bento também ficaria enciumado com a chegada de outro bebê, caso isso acontecesse por aqui. Acredito que seja questão de tempo e de muita paciência...
No mais, se puder ficar um pouquinho apenas com o Leo como comentou no final do post, acho que ajuda sim. Dessa forma ele verá que vc continua sendo a mamãe dele, além de ter sua atenção e cuidado exclusivos, mesmo que apenas por umas horinhas.
beijos e boa sorte!

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Sarah
Obrigada Sarah. Realmente não está fácil.
Espero que esse tempo não seja muito longo, não gosto nada de ver o meu pequeno assim.

Mamãe Nádia disse... [Responder Comentário]

Amei ler suas reflexoes sobre essa situacao!
Não esquece que nesse domingo, dia 10/02 é o dia da nossa super blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância! Dê a sua colaboração! Participe!
Beijos!

www.asosmamaenadia.com

Júlia Cristina disse... [Responder Comentário]

Oi querida... que idade tem o Leo???? Eu tenho duas meninas, diferença de 2 anos e 2 meses... E não quero te desanimar... mas foi punk até um ano. Agora que Alice caminha tudo melhorou...
Não era o dia inteiro... Amanda ( a mais velha) tinha 5 minutinhos de ódio, descontrole, descontentamento, ciume... mas esses 5 minutinhos acabavam comigo.
Quando comecei a usar os minutos que Alice ( caçula) dormia para BRINCAR com a Amanda... tudo ficou mais tranquilo. Porque antes eu usava esses minutos para organizar a casa, lavar, passar, essas coisas.
A ideia do papai ficar com o menor tb é boa. Eu tb fazia isso... Mesmo assim Amanda associa que Alice é da mamãe até hoje.
Ela se apegou mto mais aos meus pais ( que moram ao lado)...
Bjos e se quiser conversar me chame.
Sou do grupo montessorie para mamaes
e meu blog é
diasdecristinas.blogspot.com

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Júlia Cristina Olá Julia, ele tem 3 anos e 4 meses, mas ele apesar de ser bastante independente e seguro de si sempre passou muito tempo só comigo, vivemos muito longe da família. Então todas as actividades que fazemos desde sair para passear visitar amiguinhos é sempre com a mamã. Ele só está sem mim na escola que frequenta desde Setembro. E agora tem que dividir esta exclusividade com o irmão. Não é fácil eu entendo-o bem mas não sei como ajudá-lo a ultrapassar esta fase de forma mais fácil. Se assim continua vou enlouquecer também. Que venha paciência e muito amor, não é verdade?

Catarina Miranda disse... [Responder Comentário]

Sofia, Parabéns pelo novco bebé! Eu só tenho um filho, ainda não passei por isso. Pelo que contas o Leo parece realmente deprimido (e tu vais pelo mesmo caminho com tanto stress). Eu sei que as coisas acabam sempre por passar com o tempo, mas será que um psicólogo infantil não daria um empurrãozinho?

Mamãe Nádia disse... [Responder Comentário]

Oi! Domingo é o dia da super blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância, em resposta ao documentário "Muito além do peso". Participe conosco...Hoje tem post com maiores informações sobre a BC lá no meu blog. Ajude a divulgar, por favor! Obrigada! Beijos!

www.asosmamaenadia.com

Celi disse... [Responder Comentário]

Sofia parabéns pelo nascimento do Lucas! Que bom dar um irmão para o Leo. Saiba que serão grandes parceiros e se hoje está sendo difícil essa fase passará mais difícil passará. Acredite! Imagino o quanto esteja chateada, se cobrando por tudo, querendo fazer o melhor o tempo todo para os dois.
Realmente a demanda é grande e percebo o mesmo. De vez em quando entro em crise também... Ainda mais quando vemos que o filho está sofrendo, com ciúmes e querendo somente a nossa presença.
Por aqui também aconteceu e ainda acontece cenas de ciúmes, gritos, choros e manhas por conta do Lucas. Isso que pensou em fazer de garantir um momento só seu com o Leo é fundamental. Também tento garantir isso diariamente e faz muito bem para nossa relação e para ele mesmo.
Tente incluí-lo, faça com que participe dos momentos que está com o Lucas. Converse! Converse! Acredito que conversar e dar muito carinho é o melhor que temos a fazer nesse momento! Mas confesso que não é fácil, ainda mais quando estamos sozinhas para dar conta de tudo e mais um pouco.
Boa sorte! Caso queira conversar mais a respeito, dê notícias! Um grande beijo.

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Catarina Miranda Obrigada Catarina. Acho que neste momento vou concentrar-me em organizar o meu tempo e colocar mais tempo para mim e o Leonardo e ver se as coisas melhoram. Vamos ver se as coisas vão ao sitio assim...

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Celi Olá Celi, que bom ver-te por aqui :)
Admiro-te muito com três pequenos não deve ser nada fácil.
Acho que as coisas podem melhorar se eu me organizar melhor estarmos sozinhas não é nada fácil, vamos ver a evolução da situação nos próximo capítulos :)

Celi disse... [Responder Comentário]

@Sofia Nem fale Sofia! Eu também vivo reorganizando minha rotina. Faz parte, viu!? Estamos juntas!!!! Beijos

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...