segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fisica para crianças

Como eu gostava de escrever aqui mais frequente... mas ainda não me consegui organizar entre cuidar do Lucas e do Leo, tratar da casa e seguir outros projectos pessoais acabo por deixar este cantinho um pouco abandonado. Mas esta semana propos-me em organizar todos os registos das actividades que tenho feito com o Leo, se tudo correr como planeado irá haver post diariamente :)

Quero partilhar com vocês mais experiências científicas que o Leo adora fazer. Temos um dia por semana dedicado a este momento.

Aqui estão algumas que já fizemos anteriormente:

Para onde vai o Sol?
A magia das cores: cores primárias e secundárias
Como a neve ou gelo descongela?

Hoje vamos falar um pouquinho de Física, ou melhor vamos um brincar um pouquinho com a Física :)

Existem imensas experiências interessantes sobre o assunto, que além de desenvolverem a curiosidade e vontade de aprender dos pequenos lhes proporciona momentos de brincadeira, como é o caso das experiências: Flutua ou não flutua ou É magnético ou não (não tenho fotos destas actividades) que são muito fáceis de fazer. Basta juntar uma série de objectos, o interessante é que seja a criança, com a nossa orientação, a seleccionar-los, e depois um recipiente com água para o primeiro caso ou um iman para o segundo e é só ir testando.

Não existe necessidade de ensinar conceitos físicos de forma aprofundada, basta tratar o assunto com a simplicidade que a idade permite compreender, pois o objectivo não é que a criança se torne num fisico teorico que conhece todas as teorias mas sim que tenha interesse em comprender o mundo que a rodeia e quem sabe mais tarde se interesse por aprofundar o assunto.

Compreender o Plano Inclinado:

- Seleccionar algum material com texturas e formas diferentes, construir um plano inclinado. E depois testar e registar os resultados (o Leo desenhou cada objecto numa tabela distinguindo os objectos que escorregavam e os que não escorregavam.)




- No final com a análise dos resultados falamos um pouco sobre as diferentes texturas e a sua relação com o facto de deslizarem ao não no plano inclinado. E o Leo fazia muitas perguntas e mostrou-se super interessado. No final acrescentou: "Ahh então é por isso que as minhas botas da neve são muito rugosas por baixo." e eu conclui que vale a pena brincar de fisica e por estas cabecinhas a funcionar :)


Comparação de peso:

- Para esta experiência é necessário construir uma balança e para isso necessitamos:

Material:
- um cabide
- duas taças de plástico
- fios
- papel e tesoura
- cola e fita-cola
- uma tampa de garrafa (para o pendulo)






Aqui está o modelo para a construção que encontrei numa pesquisa pelo google:
E aqui a nossa balança: 

Depois é só seleccionar alguns objectos e pesar, comparar e por fim brincar um pouco aos supermercados :)




Alguém quer comprar fruta? A banana é uma melhor compra :)

Espero que gostem e uma óptima semana

5 comentários:

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Fantastico. Parabens pelas atividades!!!
Talita Medina

Cora disse... [Responder Comentário]

Que delicia saber que existem mães tão dedicadas!!

Parabéns!!

Estou com saudades!

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Cora És uma querida :)

Mamãe Nádia disse... [Responder Comentário]

Nossa, que post fascinante! Amei as atividades!
Confira o novo post no meu blog, falando sobre como serão nossas férias de verão aqui no Canadá: www.asosmamaenadia.com
Beijos!

Ana Júlia disse... [Responder Comentário]

Acho importantíssima essa introdução à Física! Sabes que meu marido é físico? Ele também dá muitas lições às meninas, tudo de maneira simples e divertida. Vou mostrar a ele esta tua balança. Beijão!!!!

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...